Thursday 25 October 2012

2012.10.19 - CONCERT REPORT - Guitar Universe Tour 2012 - SIDE B - Portugal ( Marty Friedman, Yossi Sassi, Stéphan Forté )

GUITAR UNIVERSE TOUR 2012
MARTY FRIEDMAN + YOSSI SASSI + STÉPHAN FORTÉ
2012-10-19 - SIDE B - BENAVENTE - PORTUGAL



CONCERT REPORT PELA NEKRONOS PROMOTION

No passado dia 19 de Outubro, o Side B em Benavente (Portugal) e todos nós presentes recebemos a visita de 3 verdadeiros Magos da Guitarra na sua Guitar Universe Tour 2012! São eles Stéphan Forté (Adagio), Yossi Sassi (Orphaned Land) e claro o grande Marty Friedman (ex-Megadeth, Cacophony).
Mais um excelente evento a ter lugar na sala Side B, com a casa muito bem composta, perto de sala cheia, sala esta que nos tem habituado a diversos eventos de qualidade como este que encantou os presentes como um verdadeiro hino à Guitarra.



O inicio do evento por volta das 21h30 esteve a cargo do virtuoso guitarrista Francês Stéphan Forté que veio apresentar o seu novo álbum a solo "The Shadows Compendium", guitarrista este que por certo muitos de vocês deveram conhecer devido ao seu trabalho com a banda Adagio. O seu espectáculo esteve cheio de bons momentos, apresentando grandes instrumentais dinâmicos e maioritariamente progressivos, sempre com uma força e carisma próprio, sem duvida um dos melhores guitarristas Franceses no género, acompanhado também por grandes músicos como Franck Hermanny no baixo que nos presenteou com um óptimo solo de baixo ou Kevin Codfert com um excelente trabalho nas teclas. O som de Forté denota influências que variam desde a musica clássica até ao som mais progressivo e experimental, lembrando bandas como Dream Theater, Yngwie J. Malmsteen, Symphony X entre outras.
Entre diversos bons momentos ficam as faixas "The Shadows Compendium", "De Praestigiis Daemonum", "Spiritual Bliss", "Prophecies of Loki XXI", "I Think There's Someone in the Kitchen" entre outras num performance para reter numa óptima entrada para este grandioso e virtuoso concerto!



Depois de curto intervalo subiu ao palco o guitarrista Israelita Yossi Sassi que estava de volta a Portugal, visto que nos tinha visitado no passado com a sua banda Orphaned Land. Desta vez visitou o nosso país com uma constituição a contar com o grande guitarrista Ben Azar que o acompanhou da melhor maneira para apresentar o seu novo álbum "Melting Clocks". Ben Azar e o baixista Or Lubianiker estiveram posteriormente presentes a acompanhar também o génio da guitarra Marty Friedman.
Yossi Sassi, apresentou-nos um som maioritariamente instrumental um pouco mais simples e cativante, embora com a devida complexidade que varia de um Rock/Hard n' Heavy mais usual até um misto de Progressivo/Étnico bem melodioso que nos leva a viajar por terras cheias de vida e diversidade, sem duvida melodias relaxantes com um sentimento de boa-disposição e "chill-out"! Sem duvida um som bem diferente do apresentado por qualquer um dos outros músicos, o que é sempre bom nestes concertos.
Esta performance cheia de dinamismo incluiu grandes malhas do seu ultimo trabalho "Melting Clocks" como "Drive", "Fields of Sunrise", "Melting Clocks", "Sahara Afternoon", "Simple things" ou "Number's World", temas que nos lembram por vezes o virtuosismo de Joe Satriani ou Steve Vai!
O retorno de Yossi Sassi ao nosso país foi muito acarinhado pelos inumeros fãs presentes ao qual o guitarrista correspondeu com o devido reconhecimento e performance sempre próximo dos seus fãs e ao mais alto nível!



Após um intervalo mais perlongado, retornou a Portugal um dos grandes Génios da guitarra, nada mais do que Marty Friedman, o guitarrista virtuoso Americano agora a viver no Japão que fez em tempos parte da banda Cacophony com Jason Becket e claro, parte também dos Megadeth ao lado de Dave Mustane na guitarra. Quem não se lembra daqueles solos estonteantes e de tirar o fôlego arrancados pelo Marty em malhas como "Holy Wars", "Hangar18", "Tornado of Souls", etc?
Desta vez a solo este mago da guitarra retornou ao nosso país com uma excelente constituição, contando com Ben Azar que provou ser um guitarrista à medida para acompanhar Marty com um solo próprio incluido nesta actuação e claro... Chargeeee um baterista que é fora deste mundo como Marty indicou, uma espécie extrema de Tommy Lee (Mötley Crüe) nipónico, bem louco a lembrar a cena Glam Metal dos anos 80. Um concerto e performance memorável e intenso para reter por longa data para os muitos fãs presentes.
Marty Friedman veio apresentar nesta tourné o seu ultimo trabalho "Tokyo Jukebox II" que contêm diversas covers de temas clássicos Japoneses bem como alguns originais, mas claro, o seu concerto levou-nos de viagem não só por este ultimo trabalho mas também pelos diversos anos da carreira a solo deste Génio da guitarra, desde o seu primeiro registo "Dragon Kiss" passando por álbuns como "Scenes", "Music for Speeding", "Loudspeaker", "Bad D.N.A.", "Tokyo Jukebox" etc... de onde foram retirados temas excelentes para este concerto como os temas de arranque "Namida (Tears)" + "Bad D.N.A.", ou temas como "Gimme a Dose", "Street Demon", "It’s the Unreal Thing", "Ballad of the Barbie Bandits", "Tsume Tsume Tsume", "Elixir", "Novocaine Kiss", "Angel", "Salt in the Wound", "Yuki No Hana", "Kaeritakunattayo" e claro os momentos mais altos da noite "Tornado of Souls" (Megadeth) precedido do hino "Forbidden City" e o épico "Time to Say Goodbye" (Andrea Bocelli) com seguimento não menos épico em "Thunder March" que encerraram a noite num encore após o grande tema "Dragon Mistress" com direito a duelo de guitarra entre Marty Friedman e Ben Azar.
Sem duvida um concerto sem momentos aborrecidos, o dinamismo e versatilidade dos instrumentais divinais apresentados assim o permitiram, desde o som clássico do Heavy Metal melódico, passando por um sonoro digno do melhor Animé, desde a balada ao som mais agressivo do Speed Metal, tudo isto num ritmo frenético e enérgico apenas possivel para um guitarrista no patamar dos Deuses da Guitarra, sem duvida um guitarrista fora de série com um som caracteristico e muito... muito próprio!

Antes de terminar gostaria de deixar os meus parabéns à organização por nos ter feito chegar da melhor maneira mais uma tournée de qualidade, é graças a organizadores como os do Side B que vamos tendo diversos eventos como este, fazendo chegar as bandas ao nosso território, que como sabem nem sempre é fácil pois nem todos organizadores reúnem as condições necessárias para tal. Parabéns também aos músicos por mais um evento memorável, sem duvida 3 dos melhores guitarristas deste mundo Metaleiro, provando que a nível musical este género é dos mais exigentes e também dos mais virtuosos e criativos. Há que apoiar e estar presente para que mais concertos como este tenham lugar... apoiem quem apoia o Metal!! \m/


CONSTITUIÇÃO DAS BANDAS:

STÉPHAN FORTÉ:
Stéphan Forté
- Guitarra : Franck Hermanny - Baixo : Kevin Codfert - Teclas
Morgan Berthet - Bateria

YOSSI SASSI:
Yossi Sassi
-  Guitarra : Ben Azar - Guitarra : Or Lubianiker - Baixo
Shay Ifrah - Bateria

MARTY FRIEDMAN:
Marty Friedman
-  Guitarra : Ben Azar - Guitarra : Or Lubianiker - Baixo
Chargeeee - Bateria


VIDEOS AO VIVO:

Stéphan Forté - The Shadows Compendium
Link:
http://youtu.be/fDyyL3vfj64



Yossi Sassi - Fields of Sunrise
Link:
http://youtu.be/iQhuwSwbVmQ



Marty Friedman - Forbidden City + Tornado of Souls
Link:
http://youtu.be/KBzPoVe9yzc



Fotos e Videos por RüPä - NeKronos Promotion

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE OS MUSICOS:

Stéphan Forté:
http://stephanforte.org/
http://www.facebook.com/stephanforte
http://twitter.com/stephanforte

Yossi Sassi:
http://www.yossisassi.com/
http://www.facebook.com/YossiSassi
http://twitter.com/Yossi_Sassi

Marty Friedman:
http://www.martyfriedman.com/
http://www.facebook.com/martyfriedman.official
http://www.twitter.com/marty_friedman


Mais Informações em:
Side B - Live Concerts Venue - Benavente
www.facebook.com/sideb.sideb 
www.sidebclub.com 
www.myspace.com/sidebbar

Localização - SIDE B:
Coordenadas GPS SideB :
38º 58' 40' N / 8º 48' 02' W
38.97814 N - 8.800639 W

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.